> Perhappiness: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë #DL 2013
         
 

O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë #DL 2013

30 junho 2013

Título Original: Wuthering Heights
Autora: Emily Brontë
Editora: Lua de Papel
Páginas: 292
Ano: 1847
Tema do Mês de Junho no Desafio Literário: Romance Psicológico
Atenção: por se tratar de uma obra clássica, a resenha a seguir contém spoilers e não vejo nenhum problema nisso.

Como detestar um clássico? Estou me fazendo essa pergunta desde que comecei a ler O Morro dos Ventos Uivantes e me forcei a ter os momentos mais torturantes da minha vida até terminar de lê-lo, pois pra mim cada segundo passado lendo esse livro foi sim uma grande tortura.

Mas peraí, como eu posso sentir isso por um clássico mundialmente aclamado por todos os grandes críticos? Que cacife eu tenho para criticar esse livro?
Sinceramente, eu não sou nenhuma voz de autoridade, mas eu gostaria de saber o que qualquer pessoa conseguiu ver nessa obra de positivo.

Uma história de amor? Com certeza não estamos diante de um romance. Vi por aí outras críticas que falaram o mesmo, que não se tratava de uma história de amor, mas sim de um excelente retrato da maldade humana e fez mais sentido para mim. Apesar de ter sido um péssimo retrato e de não justificar o título de "clássico". Porque nenhum homem é totalmente mau e nem é totalmente bom, mas, ao contrário da realidade, Heathcliff é maldade pura.

Nada nessa história convence. Nem o enredo nem os personagens se dão ao trabalho de serem minimamente realistas. Pra começar, Sr. Earnshaw que nunca foi descrito como um grande filantropo nem nada do tipo,  trás pra casa uma criança que ele por acaso encontrou no meio da rua e começa a criá-la como se fosse seu próprio filho (em detrimento inclusive de seu progenitor, Hindley, que é afastado da família por não se dar bem com o novo irmão adotado). E então, duas crianças que sempre foram criadas como IRMÃS, Catherine e Heathcliff se apaixonam loucamente?

Tudo bem, tudo bem, não seria a primeira história de amor entre irmãos adotivos que nós vemos por aí... Mas então, depois que o Sr. Earnshaw morre e Hindley retorna como patrão do Morro dos Ventos Uivantes, ele sujeita Heathcliff à trabalhos pesados e inclusive o obriga a largar os estudos. É aí que nosso vilão (me recuso a chamá-lo sequer de anti-heroi) se torna amargo e rancoroso, principalmente após o noivado de Catherine com o vizinho Linton e então ele foge, retornando 3 anos depois surpreendentemente rico e letrado, acontecimento do qual não temos nenhuma maior explicação.

O problema é que eu não senti que a narrativa conseguiu passar muito bem essa transformação da personalidade de Heathcliff, e inclusive nem senti que houve ênfase suficiente nos mal tratos recebidos por ele que justificassem tamanha amargura. Na verdade acho que o dito "sofrimento" que o vilão passou nas mãos de Hindley foram muito pequenos e não justificam o ódio gerado. Heathcliff depois causa muito mais sofrimento às pessoas à sua volta, que, por sua vez, não se tornam nem 10% tão rancorosas quanto ele.

Outra coisa que também não faz o menor sentido é como alguém que se diz ter um amor tão enorme por Catherine consegue, após a sua morte, causar tão mal às pessoas que ela amava?? Heathcliff é a personificação do demônio. Ele causa a morte de Catherine, de Hindley, de Linton, de Isabella e até do próprio filho! Ele não tem compaixão nem pela filha legítima de sua amada, que tanto lembrava a mãe na personalidade!

Por mais que o livro tenha feito esforço em explicar cada um desses ódios direcionados, não acho que nenhuma explicação convenceu. O único que foi melhor justificado, mas ainda assim em proporções menores, foi o rancor em relação a Hindley, que de fato 'maltratava' Heathcliff.

O pior de tudo, é que por mais injustiças que Heathcliff causasse ao restante dos personagens, eu raramente conseguia sentir pena dos injustiçados, porque era cada um pior que o outro. Catherine mãe e Catherine filha são as duas personagens mais insuportáveis e cheias de vontade de toda a  nossa literatura e eu acredito que é impossível qualquer tipo de identificação com alguma das duas. Os únicos personagens que conseguiram ganhar um pouco do meu apego foram Linton e Hareton e, coitados, eu acho que foram justamente os dois personagens que mais se deram mal nessa história de horrores o que me fez odiá-la ainda mais por isso.

Outro ponto que vale a pena mencionar é a narração totalmente ridícula feita em primeira pessoa através do Sr. Lockwood que é um personagem totalmente aleatório que não tem nada a ver com nada e se hospeda uns dias na Granja dos Tordos (vizinha ao Morro dos Ventos Uivantes) e numa conversa com a governanta da casa Ellen Dean, ela fofoca todos os bafafás das redondezas acontecido nos últimos 30 anos com todos os detalhes e pormenores. Ou seja, se tiver alguma história mais inverossímil do que essa por favor me avise.

Resumindo: é um livro péssimo sem nenhum ponto positivo. O final da história também é tão ruim quanto todo o resto.  No caso da minha edição nem a capa salva já que é tão horrível quanto a história. 

Nota: 0/5



Me acompanhem também nas redes sociais:

3 comments:

  1. Vanessa,
    acho interessante pontuar que a tradução que você leu d'O Morro dos Ventos Uivantes é péssima. É praticamente uma adaptação. Vários trechos foram retirados para que o livro fosse mais palatável para o público alvo (leitorxs de Crepúsculo, como a capa deixa claro). Recomendaria a tradução de Raquel de Queiroz.
    Não que isso invalide o fato de você não ter gostado nada do livro, mas com certeza tem algo a ver.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Muito obrigada pelo comentário, eu realmente já sabia que a tradução que eu tinha lido não era das melhores, acho que dá pra notar isso durante a própria leitura até.
    É uma pena, pois isso com certeza interfere na minha opinião sobre o livro, mas pelo que você falou o objetivo dessa versão era justamente de tornar a história mais palatável, então se eu lesse uma mais próxima do original eu iria ficar ainda mais chocada não?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gosto desse livro, gostei do post tb..Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo