> Perhappiness: Quartas Musicais #2 - Soul Music
         
 

Quartas Musicais #2 - Soul Music

31 julho 2013

SOUL MUSIC EDITION (PART ONE)

Quartas Musicais é uma coluna original do blog, primeiramente chamada de "Vamos Falar Sobre Música?" e que acontece quinzenalmente sempre nas quartas-feiras. Você pode acessar todos os posts dessa coluna clicando aqui.

Na primeira edição do Quartas Musicais vocês me viram falando sobre a música brasileira e sobre como eu acredito que ela seja a melhor música existente no mundo. 
Bom, existe uma razão para isso: a música brasileira sofre GRANDES influências da música negra e da música africana, que ficam ambas empatadas com o título de segundo melhor estilo musical do mundo.
Hoje vocês irão me ouvir falar sobre a música negra, mais especificamente sobre a SOUL MUSIC, gênero estadunidense que nasceu da genial mistura entre o R&B e o Gospel no final da década de 50 e durou até meados dos anos 70. 
Abaixo eu escolhi algumas músicas (sem ordem de preferência) que ilustram perfeitamente a vibe desse gênero e optei por colocar vídeos de interpretações ao vivo, pois, apesar da qualidade nem sempre ser a melhor, capta mais fielmente a essência desse estilo através da roupa, da coreografia e da presença de palco dos artistas. Ao final de cada vídeo eu falarei mais detalhadamente sobre a banda e sobre a importância que ela teve para a popularidade da Soul Music.


1. The Temptations - Papa Was a Rolling Stone


Esse grupo tem influências principalmente do Funk e do Doo-Wop e é considerado um dos grupos de maior sucesso da história da música, sendo o símbolo da música americana de 60. Foi um dos grupos da Montown Records, gravadora de Detroit considerada a maior gravadora de Black Music dos Estados Unidos e permaneceu com a gravadora por mais de 40 anos. Já ganharam três Grammy (todos para a música Papa Was a Rolling Stone) e são famosos também pelas músicas Just My Imagination, My Girl e Ain't Too Proud To Beg. Essas duas últimas músicas, juntamente com Papa Was a Rolling Stone entraram para a lista 500 Músicas que Marcaram o Rock and Roll lançada em 2000 pela Rock and Roll Hall of Fame. Encontram-se em atividade até o dia de hoje, porém com apenas um integrante da formação original.

2. Ray Charles - Hit the Road Jack


Acredito que ele seja o artista dessa lista mais famoso internacionalmente, por isso dispensarei maiores apresentações. Ray Charles foi um dos grandes precursores da Soul Music ao misturar o Gospel com o R&B e sofreu muitas críticas da igreja, por ter sido acusado de estar desvirtuando a "música sagrada". Foi um dos maiores responsáveis pela popularização do gênero no final da década de 50, mas também não se ateve exclusivamente à ele, cantando alguns Jazz e Baladas Românticas. Entre suas músicas mais famosas estão Georgia On My Mind, Unchain My Heart, You Are My Sunshine, What'd I Say, I Got a Woman e Hallelujah I Love Her So. Essas três últimas músicas também estão na lista da Rock and Roll Holl of Fame.

3. Marvin Gaye - I Heard It Through the Grapevine


Marvin Gaye começou sua carreira no início dos anos 60 e também foi um dos maiores sucessos da gravadora Montown. Entre seus top hits estão Ain't No Mountain High Enough, Let's Get it On, What's Going On e Sexual Healing, que lhe rendeu dois Grammy. Essas últimas duas, juntamente com I Heard it Through The Grapevine também estão na lista das 500 Músicas que Marcaram o Rock and Roll. A produção musical de Gaye foi uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento e para a continuidade da Soul Music, além de ter tido uma abordagem mais irreverente, com algumas letras de cunho fortemente sexual (algo que na época era mais raro).

4. The Four Tops - I Can't Help Myself (Sugar Pie, Honey Bunch)


Outro grupo da gravadora Montown com influências do Funk e do Doo-Wop. Foi uma das únicas bandas americanas que conseguiu ficar em primeiro lugar nas paradas dos anos 60 (por causa da banda inglesa The Beatles) e a permanecer com a mesma formação original por mais de 40 anos. Ao longo de 10 anos o grupo produziu 20 hits, entre eles Baby, I Need Your Loving e Reach Out I'll Be There que também entraram pra lista do Rock and Roll Hall of Fame. Encontram-se em atividade até os dias de hoje.

5. Al Green - Let's Stay Together


Vencedor de nove Grammy, Al Green representa mais o Soul da década de 70, quando iniciou sua carreira solo. Após o início de sua carreira, Green passou por um longo período produzindo músicas exclusivamente Gospel, quando se converteu para o Cristianismo e se tornou Reverendo. Quando voltou a atividade na década de 90 Al Green passou a produzir músicas R&B Contemporâneas. A música Let's Stay Together atingiu o primeiro lugar de várias paradas dos Estados Unidos e também foi a única de Al Green a entrar pro Rock and Roll Hall of Fame. Encontra-se em atividade até os dias de hoje.


Muitos artistas ficaram fora da lista, pois o Soul Music é um gênero muito grande nos Estados Unidos e eu optei por dar prioridade aos meus favoritos. Mais tarde pretendo fazer uma continuação dessa lista SOUL MUSIC EDITION - PART TWO, onde acrescentarei mais grandes nomes do gênero.
Espero que gostem!

Me acompanhem também nas redes sociais:

7 comments:

  1. Oi,

    Tem um selinho pra você lá no blog!

    http://www.garotasliterais.com/2013/07/selinho-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir
  2. Amo dicas de músicas! Adorei as suas, já estou aqui ouvindo!

    Abraços!

    Já sigo o blog, siga o meu também: www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio, fico muuuuito feliz em saber que gostou e que está escutando, pois são todas músicas excepcionais! Não irá se decepcionar (:

      Excluir
  3. Amei esse post! Soul Music é mesmo o máximo, sou apaixonada por My Girl dos Temptations!
    Beijos, Paradise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, preciso confessar uma coisa aqui: de todos os comentários que eu recebo os que me deixam mais felizes e orgulhosa são os elogios em relação ao meu gosto musical! Muito obrigada haha Espero que goste e volte para as próximas edições (:
      Beijos!

      Excluir
  4. Sensacional, Vanessa! Vim parar aqui por meio do seu post no Facebook, comentando que quando o assunto é música, os comentários caem. É uma pena, porque poucas vezes li textos tão interessantes aqui na blogosfera, viu?
    Bom, Soul Music não é meu forte, mas há uns meses eu comprei alguns DVDs do Rock and Roll Hall of fame e fiquei apaixonada! hahahahah Escuto e assisto sempre!!
    Adorei ;-) (Minha preferida das que você postou é Let's stay together..hehehe)

    bjs,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você veio até aqui <3 Eu realmente estou precisando de mais leitores que apreciem uma boa música haha A maioria dessas músicas tão no Rock and Roll Hall of Fame, espero que você passe a escutar mais esse estilo porque é maravilhoso! Não consigo escolher um favorito, mas Let's Stay Together é a mais romântica com certeza haha
      Beijos espero te ver aqui mais vezes =)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo