> Perhappiness: Um Estudo em Vermelho, de Arthur Conan Doyle #DL 2013
         
 

Um Estudo em Vermelho, de Arthur Conan Doyle #DL 2013

31 julho 2013

Título Original: A Study In Scarlet
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: Zahar
Páginas: 232
Tema do Mês de Julho no Desafio Literário: Cor ou Cores no Título

Um Estudo em Vermelho é o primeiro livro de Arthur Conan Doyle em que aparece sua mais genial criação: Sherlock Holmes. Eu não sei vocês, mas eu sempre fui muito fã das histórias do Sherlock Holmes, dos seus filmes e até mesmo do jogo de tabuleiro Scotland Yard, então fiquei muito empolgada em finalmente começar minha primeira leitura sobre o personagem.

O livro é dividido em duas partes: Um Estudo Em Vermelho e O País dos Santos. A primeira parte da história é narrada através dos olhos de Dr. Watson, que fica muito curioso com a personalidade intrigante de Holmes e com a sua "Ciência da Dedução".
 Holmes afirma ser capaz de deduzir a partir do menor dos detalhes até mesmo o maior dos segredos de um homem e convida Watson para acompanhar de perto a verdade por trás de sua teoria.

Após ser convidado pelos investigadores da Scotland Yard Gregson e Lestrade para ajudar em um misterioso caso de assassinato, Holmes encontra a oportunidade perfeita de comprovar sua teoria. A partir de análises minuciosas de duas cenas de crime, antes mesmo que os dois investigadores consigam encontrar um suspeito para o crime, ele afirma ter encontrado o verdadeiro assassino. E é aí que nós temos o maior cliffhanger que esse livro poderia ter, pois após a declaração de Holmes inicia-se a segunda parte do livro com personagens completamente diferentes!

O País dos Santos acompanha a trajetória de John Ferrier e sua filha Lucy, que, após terem se perdido no ficcional deserto de Utah, são salvos por um grupo de Mórmons. Entretanto, em troca do "favor" de terem salvo suas vidas, os Mórmons exigem a total conversão dos dois e, a partir de então, John e Lucy precisam viver de acordo com o estilo de vida Mórmon. Os anos se passam e Lucy se torna uma mulher. John se torna um trabalhador bem sucedido, mas os Mórmons não estão nada contentes com o fato de mesmo depois de tantos anos John Ferrier ainda não ter se casado.
Para testar sua fé, os Mórmons decidem que Ferrier precisa obrigar sua filha a escolher entre dois jovens e se casar dentro de 1 mês. A partir dessa imposição dos Mórmons uma série de fatos se desenrolam e finalmente nós descobrimos qual a ligação entre O País dos Santos e o Estudo em Vermelho feito por Holmes.

Um livro altamente recomendado e uma referência para o gênero Policial. Também recomendo a leitura da versão original em inglês para aqueles que já tiverem um nível um pouco mais avançado.

Nota: 4/5

Me acompanhem também nas redes sociais:

2 comments:

  1. Vanessa :)

    Eu adoro esse livro. Lembro que fiquei com muita raiva quando o li, pois dessa vez a resolução de tudo passou despercebido por mim. Adorei a resenha!

    Abraços,
    Igor Gouveia
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/
    (Te espero lá!)

    ResponderExcluir
  2. Muito booa a resenha

    http://www.garotasliterais.com/2013/07/resenha-literal-fiquei-com-o-seu-numero.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo