> Perhappiness: Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson
         
 

Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson

23 setembro 2013

Título Original: Wintergirls
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 272

Garotas de Vidro é mais um livro voltado para o público adolescente que aborda questões bem sérias.

Nesse livro a gente vai acompanhar a história de Lia, uma adolescente que sofre de anorexia e que acabou de perder sua melhor amiga Cassie, que sofria de bulimia. 
Apesar das amigas terem andado afastadas nos últimos meses, exatamente no dia de sua morte, Cassie havia ligado 33 vezes para a Lia e deixado um monte de mensagens na caixa postal. 
Para piorar tudo na cabeça de Lia, aparentemente o fantasma de Cassie decidiu assombrar a garota desde então, ou será que Lia  começou a ter alucinações?

Assim como o assunto do livro que não é muito recorrente nesse estilo literário, a escrita de Laurie Halse Anderson é extremamente peculiar. 
Nós temos uma leitura muito íntima dos pensamentos de Lia e de como ela se sente durante todo esse processo de luto e de recaída na doença. Nós também vemos como é a relação da garota com cada um dos membros de sua família e tentamos descobrir aos poucos quais devem ter sido os motivos que levaram Lia a fazer o que faz.

Esse estilo de escrita não prendeu minha atenção desde o início e eu tive um envolvimento um pouco lento com essa história, uma sensação de muita estranheza com a narrativa. Entretanto, com o passar do tempo (até a metade do livro mais ou  menos) eu percebi como eu tinha entrado completamente dentro da mente da Lia. Eu sentia tudo o que ela sentia e era completamente vazio. Uma prisão entre dois mundos e uma constante luta contra a balança até chegar ao número zero: o único que seria o bastante para ela.
Outra coisa muito interessante é o fato de cada página desse livro ser completamente imprevisível. Você simplesmente não sabe aonde essa história toda vai dar ou quais serão os próximos desenvolvimentos, pois ela centra o tempo inteiro no psicológico de Lia e em todas as suas contradições.

Eu recomendo a leitura desse livro a absolutamente todas as pessoas que procuram uma história mais profunda, que irá encher sua cabeça de reflexões e de simbologias extremamente bonitas. Entretanto, recomendo que não inicie a leitura com as expectativas altas, pois a narrativa da autora é realmente bem peculiar, mas insista! Com o tempo você vai perceber que teve uma experiência única, que nenhum outro best-seller do gênero conseguirá proporcionar.

Nota: 4/5


Me acompanhem também nas redes sociais:

14 comments:

  1. Oi Vanessa! ^^
    Eu li esse livro e quando vi que havia uma resenha sobre ele aqui no seu blog, vim correndo ler! :)
    Eu amei a história. Acho que minha atenção já estava presa desde a sinopse. Apesar de não ter nenhum distúrbio alimentar, meu perfeccionismo me fez identificar logo de cara com as meninas. O sonho de ser algo impossível.
    Adorei sua resenha!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, estou super curiosa com esse livro, parece ótimo! Adoro livros adolescentes que abordam questões relevantes, sempre prendem a atenção!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo na paz do nosso grandioso Deus? Espero que esteja!
    Nossa, você não sabe o quanto quero ler esse livro!!! Acho a capa dele bem dinâmica e linda, é claro, haha!
    As vezes é assim mesmo, o começo é arrastado, mas logo, logo você acaba gostando do livro. E pelo que li, fiquei ainda mais animado para ler o livro!!!
    Beijocas! Fique com nosso grandioso Deus <3
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua dica!!! Parece ser um bom livroPassa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  5. Só eu que morro com esse livro?? Quero ler tipo, para agora!
    Beijos;
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro!
    Acredita que ainda nem li?
    Espero ler em breve!!

    Beijiinhos
    Paula,
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conheci o livro, mas me parece uma boa leitura, acho que teria que ter muita força de vontade, por que geralmente livros arrastados no início não costumam ser o meu forte, mas acho que vou acabar gostando! rsrsrs
    Seguindo o blog, ficaria muito feliz em tê-la lá no meu bloguinho também.
    Beijinhos,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa, tudo bem?

    Confesso que tinha a impressão errada desse livro. Pelo que vc falou, os temas abordados são bem densos. Adoro enredos que incitam a reflexão e pelo jeito esse livro é daqueles que ficamos refletindo mesmo depois de terminada a leitura. Pena que vc não ficou atraída desde o inicio.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha ja tinha ouvido falar dele e ate cogitei de compra-lo, mas depois dessa resenha com toda certeza irei lê-lo

    Da uma passadinha no meu blog, ele é novo ainda, se puder me seguir ficarei muito agradecida e feliz =)
    Bjoos

    http://www.corujaleitora.com/

    ResponderExcluir
  10. Acho que estamos num período que existem bastantes livros voltados para o público adolescente, isso é bom, pois indica que há demanda para tal.
    Porém não é muito meu estilo de leitura, mas gostei de sua resenha, muito interessante! Já ouvi falar desse livro, parece ser interessante!
    Parabéns pelo seu blog, já estou acompanhando!
    Um abraço!
    Um guarda-livros

    ResponderExcluir
  11. Eu, simplesmente, AMEI esse livro. Achei a escrita da autora muito perturbadora e não conseguia largar... Achei super interessante o assunto tratado porque nunca tinha lido nada do gênero. Em alguns momentos eu queria entrar no livro e enfiar comida goela a baixo da Lia hahahahahahha Ela me dava nos nervos! Mas, adorei o final. Mostrou que pode sim haver uma saída para meninas com esse problema :)

    Adorei o blog!

    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro. Não sei se gostaria, porque normalmente livros que conteem historias pesadas me deixam deprimida.
    Beijos, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha. Eu nunca senti muita vontade de ler o livro, mas quando li o último paragrafo da sua resenha eu fiquei com curiosidade de ler, com certeza esse livro entrou na minha wishlist!
    Blog Fan pageGrupo de divulgação.

    ResponderExcluir
  14. Sempre quis ler esse livro, acho a capa muito bonita, enfim...espero gostar depois que eu ler.

    Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo