> Perhappiness: Os Treze Porquês, de Jay Asher
         
 

Os Treze Porquês, de Jay Asher

11 setembro 2013

Título Original: Thirteen Reasons Why
Páginas: 244
Editora: Ática
Ano: 2009

Então eu acabei de terminar a leitura de Os Treze Porquês e definitivamente ainda não me recuperei...

O livro conta a história de Hannah, uma adolescente que comete suicídio e deixa sete fitas cassetes gravadas contando os 13 motivos que a levou a tirar a própria vida. Antes de morrer, ela cria uma espécie de 'jogo', onde obriga as 13 pessoas que estão na sua lista a escutarem todas as fitas e a passarem adiante até a 13ª pessoa ter escutado.

Uma das maiores sacadas da história é o fato dela ser contada através de Clay, uma das pessoas da lista de Hannah que recebe o misterioso pacote de fitas cassetes. Clay não faz a menor ideia de porque ele teria contribuído para a morte de Hannah, uma vez que ele era completamente apaixonado pela garota e teria feito absolutamente tudo para impedi-la de tirar a própria vida se ela tivesse o procurado pedindo ajuda. Ele era provavelmente a única pessoa que a compreendia de verdade e ao escutar cada uma daquelas fitas nós aprendemos a ver Hannah através do seus olhos e a sentir a dor que ele sente em saber que poderia ter feito algo para mudar o seu destino se não tivesse tido tanto medo. 
A relação entre Clay e Hannah é o que mais contribui para a tamanha carga emocional que essa história carrega, pois nós vemos o tempo todo como as coisas poderiam ter tido outro desfecho se ela ou ele tivessem feito pouca coisa diferente e passamos o livro inteiro esperando esperançosos por alguma possibilidade que possa trazer a Hannah de volta a vida para que ela seja feliz para sempre ao lado de Clay.

Esse livro faz você refletir sobre inúmeros aspectos e, apesar da temática depressiva, o tom e a escrita do Jay Asher tornaram o livro diferente e acima de qualquer descrição. Eu vi muita esperança nesse livro, um "tapa na cara" para as pessoas acordarem e perceberem o efeito que elas tem na vida de outras pessoas. Como cada uma das nossas atitudes podem se tornar uma grande bola de neve, já que outras pessoas são afetadas pelas nossas ações e palavras e até a menor das ações pode resultar na maior - e as vezes na pior - das consequências.

Não, esse livro não é só mais um best-seller e tem muito mais profundidade por detrás dele do que eu saberia explicar. Recomendo esse livro a absolutamente todas as pessoas acima de 18 anos e que não tenham uma personalidade suicida, pois acho que esse livro também se torna muito perigoso por "dar ideias" para pessoas. Falarei mais sobre esse tema no vídeo que farei sobre o livro!

Nota: 5/5

Ps: Livro original em inglês de nível fácil!

Me acompanhem também nas redes sociais:

14 comments:

  1. Oie :)

    Nossa eu quero ler coisas mais leves no momento mais depois com certeza vou querer dar uma conferida nesse livro, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse é o típico livro que você precisa estar "no momento certo" pra ler porque ele te derruba completamente se você não tiver muito bem de espírito pra ele haha
      Beijos!

      Excluir
  2. Muitas vezes livros mais depressivos permitem maiores reflexões, por isso sou fã do gênero! Já anotei aqui, principalmente porque você deu total!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu tenho certeza que você vai adorar Bela, mas esteja muito leve de espírito antes de começar a ler porque depois que eu terminei eu fiquei muito abalada haha

      Excluir
  3. Nossa,este livro deve ser bem chocante mesmo.
    Eu não o conhecia ate visitar seu blog e dar de cara com esta resenha.De inicio achei que não fosse gostar,mas ao ler sua resenha,me peguei estimulada para ler ele.Ate porque você mencionou que ele seria algo como uma lição para nós.Um verdadeiro "Tapa na cara".
    Então parabéns você acabou de me conquistar.Sim eu o adicionei a minha lista e espero muito em breve poder ler!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é um dos meus desejados <3 É definitivamente o tipo de livro feito pra mim. Sua resenha só confirmou mais ainda! Livros com profundidade:::: é disso que o mercado precisa.

    http://www.ohmydogestolcombigods.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu morro de vontade de ler esse livro!
    Mas nunca consigo comprar ele :(
    Adorei a resenha :D

    Beijinhos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hey Vanessa, tudo bem? Desculpe ter sumido assim, estive com problemas no computador.
    A muito tempo quero ler esse livro. Ele parece ser perfeito, de uma forma trágica e triste, mas mesmo assim perfeito. E essa sua resenha só me fez ter mais vontade de lê-lo! Parabéns. *-*
    P.S: Eu amei a nova mascote do blog e do canal. Eu também pretendo adotar um! Eu quero um macho! HAHA *-*
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog tem sorteio rolando lá.! c:

    ResponderExcluir
  7. Vanessa, eu já tinha visto umas resenhas desse livro por aí e, apesar de eu ter achado a história super interessante, a sua resenha foi a primeira que mostrou que adorou o livro! Sempre via coisas "é legal, mas não é grande coisa".

    Bom, mas esse aí já tá na minha lista! Eu sempre digo que a opinião dos outros não é a sua, então, nada melhor do que lê e tirar suas próprias conclusões. Exatamente por isso que tenho vontade de ler de tudo hahaha

    Beijoos
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá! Como vai?
    Socorro, o livro parece perfeito. ~Estou vendo futuros olhos em minhas lágrimas~ Pretendo ler em breve. Não tenho mais de 18 anos, entretanto... poxa, parece tão legal! Não, eu não tenho instinto suicida.
    Enfim, a resenha está ótima! A ideia foi superoriginal, a capa é linda, há um romance e um tom de esperança. Tudo o que eu amo, ai, ai.
    Beijinhos,
    Karol.
    https://heykarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu já queria ler esse livro, agora então rs.

    Beijos :*

    http://sophiesamiesarfati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua resenha, são esses livros que trazem reflexão mesmo. Eu gosto de ler livro assim quando to down mesmo, pra sofrer junto hahaha

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é realmente mágico! É incrível como o autor consegue nos passar tanta coisa em tão poucas páginas. Enfrentei muitos sentimentos conflitantes enquanto o lia e posso dizer que é um dos melhores livros que li até hoje, fico tão feliz de ver outras pessoas que também gostaram. E na minha opinião, todo mundo deveria ler esse livro para perceber a efeito que tem na vida das pessoas, efeitos que nunca imaginaríamos!

    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho uma vontade imensa de ler esse livro já algum tempo, mas sua resenha contribuiu para que eu jogue ele para o principio da lista. É o tipo de literatura que de fato me agrada, espero que eu goste tanto quanto você!

    http://livrologias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo