> Perhappiness: Estilhaça-me, de Tahereh Mafi
         
 

Estilhaça-me, de Tahereh Mafi

09 dezembro 2013

Título Original: Shatter Me
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Ano: 2012

Estilhaça-me é o primeiro livro de uma trilogia distópica que narra a história de Juliette, uma adolescente de 17 anos que está presa em um manicômio há 264 dias. Desde que seus pais a entregaram para o exército do Restabelecimento - nova forma de governo ditatorial que controla o mundo -, Juliette não tem mais contato com ninguém. Até porque, quando ela tinha contato com as pessoas, normalmente coisas ruins aconteciam. Coisas mortas. 

Juliette definitivamente não é uma humana normal. Ela possui um dom. E é por isso que Warner, um jovem comandante do setor de Juliette, decide usá-la como uma arma a favor do governo. Uma arma de tortura.

Mas quando Juliette encontra pessoas dispostas a ajudá-la - principalmente quando uma dessas pessoas é o lindo e maravilhoso Adam - ela não pretende ser controlada pelo Restabelecimento sem lutar. 

A escrita desse livro me lembrou muuuito a escrita de Garotas de Vidro, que é uma forma bem peculiar de narração, onde nós conseguimos entrar totalmente dentro da mente da personagem principal. Entretanto, nossa personagem principal está mentalmente danificada - pra dizer o mínimo - e muitos dos seus pensamentos são quebrados, cortados, fragmentados. Acho muito interessante ver essa forma inovadora de escrita, mas infelizmente eu tenho dificuldades de me envolver com a história nesses casos.

Boa parte do livro centra totalmente no romance/drama psicológico de Juliette e apenas no finalzinho da trama é que começamos a ver muita ação. Esse momento foi definitivamente o auge do livro para mim, me lembrou bastante X-Men de uma maneira bem positiva e eu estou muito empolgada de ver a continuação de toda essa ação no segundo livro da série. Espero que ele foque muito mais nas lutas e no poder do dom de Juliette do que no seu drama interno.

Infelizmente, - pra variar -, li esse livro com as expectativas muuuuuito altas e acabei me decepcionando um pouco. Ele com certeza entrará em uma próxima edição dos meus Livros Superestimados, porque todas as resenhas que tinha lido sobre ele até agora não tinham apontado nenhum defeito sobre a obra.

Nota: 3/5

Me acompanhem também nas redes sociais:

6 comments:

  1. Estilhaça-me foi um dos livros favoritos que eu li no ano passado. Não sei exatamente me prendeu, talvez a escrita diferente da autora, talvez pelo fato de lembrar o fime X-mem que é um dos meus prediletos, ou o romance diferenciado. Só sei que amei o livro e sempre o indico para as pessoas, que pena que você deu a nota 3 para ele. Para mim ele é 5, mas cada um trm sua opinião, né? Parabéns pela resenha.

    Beijos.

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma tática para esses livros super comentados na blogosfera (e que normalmente eu acabo achando nada demais). Eu evito ler resenhas do tipo, a não ser que eu saiba que a pessoa tem um gosto mais peculiar (que é o caso dos blogs que visito com mais frequência - e você está incluída) e vou ler com expectativa ZERO!

    Aí eu leio achando que vou me deparar com um livro horroroso e acabo me surpreendendo! hahahaha

    nem sempre funciona, confesso.

    beijos!
    www.ummetroemeiodelivros.com

    ResponderExcluir
  3. AHHHH CADE A RESENHA EM VÍDEO??? :( IUSAHIUAHSIAUSHIAUSH
    Nunca tinha ouvido falar. Pela sua resenha, parece ser bem empolgante!
    Não sei se já disse antes mas não tenho costume de ler livros que tenham continuações, eu não sei o motivo :/// as vezes compro o primeiro volume, já comprei o 5º volume de uma série e não comprei nem os anteriores IUASHIAUSHIASH acho que não consigo ficar muito tempo presa a uma história só, gosto de sair de um drama e ir pra uma ficção bem pesada ou pra um bem amorzinho e clichê (adoro coisas histórias clichês hehehe)

    Mas enfim, essa história parece ser bastante envolvente, gosto de livros assim... quem sabe eu não leia algum dia!

    Beijos, Vanessa!!

    ResponderExcluir
  4. Fico triste quando leio muitas resenhas boas, acabo criando muita expectativa em cima do livro e quando leio, me decepciono. Acho que é por isso que ainda não li A Culpa é das Estrelas, mas enfim. Não tinha ouvido falar desse livro, mas ele parece ser muito bom, fiquei querendo ler uahuahuaha espero que se eu comprar, não me decepcione. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu normalmente desisto de ler livros assim. Se chego na metade e o livro ainda não teve nada de empolgante, eu normalmente não aguento e desisto rsrs.
    Mas ai vai de gosto também né, eu sempre gostei muito mais de ação, aventura, fantasia... E tenho duas amigas que por exemplo, uma só lê romance e a outra só sobre livros que contam algo da história, o que aliás eu acho meio loucura ela estar doida correndo atrás de livros sobre nazismo depois de ler "a menina que roubava livros" e "o diário de anne frank". Mas como disse, varia os gostos haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amei a dica da Babi, quando eu ouvir falar muito de um livro eu evito ler resenhas até eu ler. Assim evitam que ficamos igual você ficou, um tanto decepcionada.

    Fiquei intrigada com o seu comentário, de te lembrar X-Men *-*

    Beijão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo