> Perhappiness: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
         
 

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

11 fevereiro 2014


Eu já sabia que um livro com um título tão poderoso quanto esse e com uma capa mais maravilhosa ainda iria ser um livro incrível. Mas nem nos meus melhores sonhos eu imaginei algo tão marcante e emocionante quanto Benjamin Alire Saenz foi capaz de me dar. A sua escrita poética na medida certa e recheada de imagens fortes e simbólicas fizeram com que eu me encantasse com sua história desde a primeira página. E agora que a leitura acabou não sei nem explicar como está sendo difícil me separar de Ari e Dante e de todos os outros personagens extremamente complexos e perfeitamente construídos que conheci durante a leitura. Eles deixaram de ser criações de alguém e se tornaram pessoas reais para mim. E é isso que eu espero de todos os livros que leio, mas que quase nenhum consegue me dar.
Esse é um livro sobre amizade, amor, auto descoberta, identidade, amadurecimento... Me faltam palavras. O que eu posso falar pra vocês é: comprem esse livro. Comprem agora.

Obs: Se preferir a resenha escrita, basta pular o vídeo e ler o texto abaixo!



Não se esqueçam de clicar em "gostei' pra mim e de se inscreverem no canal caso ainda não sejam inscritos!




Aristóteles tem 15 anos e, se você também já teve essa idade, você sabe que não é das mais fáceis. Mil questionamentos surgem na nossa cabeça sobre quem somos e sobre quem estamos nos tornando. Para Ari essas dificuldades parecem ainda maiores se levarmos em conta toda a raiva que ele tem guardada dentro dele. Ele nunca conseguiu se relacionar muito bem com as pessoas e ainda teve que conviver quase a vida inteira com o fantasma do seu irmão mais velho que foi para cadeia quando Ari ainda tinha 4 anos. E o fantasma do irmão não é o único rondando a vida de Ari. Seu pai, um veterano de guerra, nunca conseguiu superar seus próprios fantasmas, o que acaba afetando Ari mais ainda pela ausência de um pai participativo.

Felizmente, as coisas parecem melhorar a partir do dia em que ele conhece Dante, um garoto que veio finalmente ensiná-lo o que é uma amizade. Dante é praticamente o oposto de Ari. Apesar de ter seus próprios problemas, ele tem uma postura bem positiva diante da vida e enxerga a beleza nas pequenas coisas. Dessa forma, Dante não ensina somente sobre amizade, mas também ajuda Aristóteles a descobrir alguns dos mistérios do universo.

Eu devo confessar que o enredo não é lá dos mais inovadores que existem por aí, mas seria um grande engano julgar o livro por isso. A escrita de Benjamin Alire Saénz foi uma das escritas mais poderosas com que eu tive contato nos últimos tempos. (De verdade, não consigo me lembrar quando foi a última vez que as palavras de um autor me emocionaram com tamanha profundidade). Sua narrativa é repleta de imagens extramente poderosas que tornam a experiência ainda mais tocante. 

Outro ponto excepcional da obra é a fidedignidade com a qual os personagens são descritos. Não só Aristóteles e Dante, mas também todos os personagens secundários da trama são tão reais que pra mim eles deixaram de ser a criação de um autor descrita no papel. Eles são reais. E eu preciso que vocês os conheçam também.

Nota: 5/5

Me acompanhem também nas redes sociais:

20 comments:

  1. Olá flor...
    Pelo o que percebi esse livro parece ser muito bom ein... adorei ver a sua empolgação no video e na breve descrição antes dele... apesar de não me despertar da leitura para uma leitura contagiante e interessante... Bom saber que os personagens são bem construídos, por isso tem toda essa complexividade como vc mesma disse.... Gostei. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, não conhecia esse livro, mas adoro histórias de amizade!
    A forma como você falou do livro me cativou e eu fiquei super interessado em conhecer essa escrita do autor e os pais desses "novos adolescentes". Achei a capa sensacional e vou esperar ser lançado aqui no Brasil, estou cheio de coisas aqui e não vou ter tempo de ler em inglês (eu costumo demorar demais quando é em inglês haha... aliás, eu tô um pouco destreinado com isso xP)
    Enfim, quero muito ler esse livro, parece uma leitura cheia de mensagens boas e reflexões!

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, é exatamente esse tipo de leitura mesmo! Mas tá na hora de se treinar a ler em inglês haha com o tempo você pega o jeito =) Vou querer muito saber o que você achou da leitura! Beijos

      Excluir
  3. Oi, Flor, realmente o título e capa são alvo de extrema atenção!
    Parecer prometer uma história completa, cheia de conflitos e com personagens intensos e marcantes.
    Particularmente, amo o nome Dante, já me deixa toda toda AHAHAH, vai entender, sou um pouco boba nesse aspecto. Pena que não chegou e nem foi traduzido, você me deixou morrendo de vontade de ler!
    Você sabe se é um livro ou único ou se existe alguma continuação? Tomara que sim.

    Ps. Amei seu blog, e com certeza estou te seguindo, parabéns, você deixou ele perfeito e com a sua cara, quando o abri até suspirei e pensei "Meu Deus, que blog lindo"
    Parabéns de novo!

    Beijos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda! Eu também AMO o nome Dante hahah Te entendo totalmente, esse foi um motivo muito forte pra eu ler o livro kkkk E o personagem combinou muito com o nome!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, td certo?
    Eu ainda não li, mas desde que conheci tenho curiosidade para ler. Ainda mais depois de tantos elogios! Estava pensando em comprar quando lançasse a tradução, porque mesmo o livro sendo fácil, minha leitura em inglês é mais devagar do que em português. Mas sendo uma linguagem tão lírica, talvez valha a pena ler no original, né?
    Bjs
    http://www.arrastandoasalpargatas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa! O importante é que você leia o livro, onde achar mais confortável! Vou querer muito saber sua opinião depois que terminar a leitura =)
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Vanessa!
    Pela forma como você se expressou o livro realmente te conquistou hein? Até hoje nas video resenhas que assisti, ainda não vi nenhuma comentada com tanta emoção como essa que você publicou!
    O livro parece ser realmente interessante, e algo totalmente diferente do que estou acostumado a ler, mas é uma pena que meu inglês seja básico, pois como você citou talvez a tradução para o português não transmita tanta intensidade quanto a obra original, mas ainda assim acho que vai valer a pena conhecer!

    Abraço
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, como eu mencionei faz muito tempo que um livro despertou essa emoção em mim e recomendo a leitura de qualquer jeito, mesmo sendo em português acredito que ainda valerá a pena!
      Beijos!

      Excluir
  6. Oiee, eu adorei sua resenha, amei o livro, vou ficar de olho no lançamento kkk, eu achei bem interessante a sua descrição dos personagens, principalmente adorei o Aristóteles, me identifiquei com ele rsrs, amei seu vídeo, quero muito ler kkk, tbem amo as frases poéticas nesses livros!!! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, então você vai adorar kkkk Vou querer saber o que achou =)

      Excluir
  7. Tem imagens? Já amei ! ~quem vê pensa que só escolho os com imagens para ficar olhando~ haha A pior parte do livro bom é quando ele acaba, eu fico perdido do tipo" vida pra que? Quero continuar lendo, não deveria ter acabado, vou fazer o que agora? Se eu não tivesse preguiça de traduzir pois meu inglês é abaixo da média, com certeza eu iria comprar agra! Vou ficar no aguarde de um tradução. Faz tempo que não vejo você falando de um livro com tanta animação e emoção ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. É tão legal quando a gente encontra um livro que marca a gente desse jeito, né? Que bom que por aqui vai sair pela Seguinte, é a cara da editora e com certeza ela fará um trabalho lindo.

    Essa "complexidade humana" nas personagens faz toda a diferença para mim em uma leitura. Quero muito conhecer de perto a amizade desses dois.

    Que interessante esse negócio de capítulos só pra uma descrição breve de um sentimento ou de uma cena... acho que nunca vi isso. Fiquei super curiosa para conhecer o trabalho do autor, mas terá que ser em português, porque não tenho a menor paciência para ler em inglês... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Nossa, deu pra sentir como você realmente se envolveu com a narrativa, é muito bom quando um personagem torna-se real pra nós.
    É uma pena que ainda não temos o livro aqui, porque fiquei bem curiosa pra conhecer essa história que abrange tantos sentimentos.
    Achei bem interessante a forma de estruturação do livro, diferente.
    Essas escritas poéticas que despertam nossas emoções fazem toda diferença.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Quando eu li o título, imaginei algo voltado totalmente para a filosofia hauhauha fiquei com vontade de ler :3 sentindo falta dos seus "looks"já :(

    ResponderExcluir
  11. Quero ler!! Me convenceu!! Adoro livros com frases marcantes e que merecem ser grifadas e personagens com características fortes!
    Fiquei muito curiosa mesmo!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Vanessa, juro que pensei como a Fran, achei que fosse somente sobre filosofia haha Já imaginei vários conflitos e diálogos filosóficos, iguais os da faculdade rs Fiquei bem curiosa para ler, mais um pra nossa listinha né rs Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro. E pelo título o achei chato. Mas pelo que eu entendi ele é maravilhoso. Vou pesquisar mais sobre ele e vou comprar.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  14. eu jurava que ja tinha comentado nesse post, mas nao achei, entao por via das duvidas vou comentar de novo uahuahuahuhaua fico impressionada com a quantidade de livros que voce lê, menina voce é rápida ein ? UHJUSHUHUHAUAH é impressionante como julgamos um livro pela capa né ? vi ele na livraria aqui perto de casa e fiquei "nao, deve ser chato, deve ser pura filosofia" mas voce acabou de me convencer do contrario! Super quero ler <3

    ResponderExcluir
  15. Acho a capa deste livro completamente linda! Sem falar no poder que este título tem sobre mim. Mas confesso que é a primeira resenha que vejo sobre ele, e que depois desta, ele já foi para o topo da minha listinha de desejados. hahaha
    Beijos,
    http://coemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo